Bateria

Todos os circuitos eletrônicos e elétricos, funcionam alimentados por um gerador de corrente elétrica. Geradores são baterias, pilhas ou fontes de alimentação. Nestes dispositivos podemos identificar os seus terminais que são, positivo e negativo. Por convenção o terminal positivo é de onde sai a corrente no sentido do negativo, por onde entra a corrente, ou seja, o fluxo da corrente convencionalmente vai do positivo no sentido do negativo. Existem diversos tipos de pilhas, baterias e fontes de alimentação, e todas essas fontes possuem especificações própria dada pelo fabricante. Como exemplo podemos citar as pilhas pequenas que têm 1,5 volts, e as baterias como da figura acima de 9 volts. Podemos encontrar no mercado as baterias recarregáveis, como por exemplo as baterias de celulares.

 

 

Resistor

Um dos componentes básicos eletrônico é o resistor, chamado também popularmente de resistência. A definição de resistência na realidade é: "A capacidade que um corpo oferece a passagem de corrente elétrica através do mesmo, no momento em que houver uma diferença de potencial aplicada entre dois pontos desse corpo". Já o resistor é um dispositivo elétrico muito utilizado em eletrônica tanto com o objetivo de transformar a energia elétrica em energia térmica (efeito joule), ou com a finalidade de limitar a corrente elétrica no circuito dependo também do material empregado. Existem vários tipos e tamanhos de resistores para serem empregados em circuitos eletrônicos, os resistores possuem as características importantes que são a resistência e a potência. 

 

 

Potenciômetro

O potenciômetro pode ser utilizados para diversos controles em um circuito eletrônico, funciona como um resistor sendo que sua característica é de possuir uma resistência ajustável.

 

 

Capacitor

O capacitor tem a capacidade de armazenar cargas elétricas, é formado por duas placas paralelas, separada por um dielétrico (material isolante). Ao ligar neste componente eletrônico uma tensão fixa, passa por ele uma pequena corrente, até suas placas ficarem carregadas, sendo que uma placa fica com cargas negativas e a outro com cargas positivas. As aplicações dos capacitores em circuitos eletrônicos são muitas. Uma das principais funções do capacitor é servir de filtro. Os capacitores por poderem armazenar cargas quando estão ligados em uma tensão, após cessar essa tensão ele pode continuar fornecendo a mesma tensão durante um pequeno período de tempo funcionando como uma bateria de curta duração.

 

 

Diodo

O diodo é classificado como sendo um semicondutor, feito com os mesmos materiais dos quais são fabricados os transistores e os chips, baseado no silício. São adicionadas substâncias ao silício chamadas de dopagem ou impurezas, assim formam trechos tipo N e tipo P. Sendo assim neste componente formado pela junção tipo PN a corrente elétrica trafega do P na direção do  N  porém não consegue trafegar no sentido inverso. O diodo possui dois terminais, um terminal ligado do lado do material tipo P e outro ligado do lado do material tipo N, a parte ligada ao P é o anodo e a parte ligada ao N é chamada de Catodo. Os diodos dentre outras aplicações são utilizados como retificadores, atuando no processo de transformação de corrente alternada em corrente contínua.

 

LED

O LED ( Light Emitting Diode) é um diodo que tem uma característica especial, esta característica é a emissão de luz quando ele é atravessado por uma corrente elétrica. A luz somente será emitida quando a corrente passar no sentido direto do anodo para o catodo, já no sentido inverso, a corrente não o atravessa e a luz não será emitida .

 

 

Transistores

O transistor é um dos mais importantes componentes eletrônicos, a partir dele foram criados outros componentes denominados chip que é composto por milhões de transistores. Foi inventado nos anos de 1940, e começou a popularizar-se na década de 1950, já na década de 1960 foi o principal responsável pela revolução da eletrônica. Substituiu as válvulas eletrônicas, com a vantagem que consome pouquíssima energia e tem um tamanho bem reduzido. Utilizados principalmente como amplificadores, e interruptores de sinais elétricos. Com a criação do transistor o mesmo deu origem aos chips compostos por milhões de transistores, que são hoje utilizados em computadores, um exemplo de chip utilizado em um microcomputador é o processador que utiliza milhões de microscópicos transistores em seu interior.

 

 

Indutor

Componente eletrônico formado por uma bobina de material condutor, geralmente utiliza-se o fio de cobre. O Indutor devido as propriedades magnéticas de sua bobina, pode ser utilizado para diversas funções. Muitas vezes utiliza-se o indutor juntamente com capacitores para criar osciladores. A idéia do indutor é que ao passar uma corrente elétrica por um fio é possível criar um campo magnético.

Voltar

GRAT
Copyright © 2009 [Grupo de Radioamadores]. All rights reserved.
Revised: outubro 10, 2010