CONCURSOS OU CONTESTS

 

POR PY2VJ-REINALDO

O QUE É CONCURSO OU CONTEST

Dentro do Radioamadorismo existe uma atividade chamada de Concurso ou Contest, que é uma competição entre os Radioamadores durante um determinado período de tempo. Esta competição é regida por um regulamento específico onde são descritas todas as regras, condições e observações a respeito deste Contest. Esse tipo de atividade é realizada tanto em nível local, nacional ou internacional. Após o termino deste contest são preenchidos os logs dos contatos efetuados durante a competição pelos próprio participante manualmente ou através de software específicos ou indicado no regulamento,e estes logs são enviados aos organizadores, que farão a conferência e cruzamentos das informações para apontar a quantidade real de pontos de determinada estação, assim disponibilizando o resultado na data especificada no regulamento fornecido. 

ORGANIZADORES DOS CONCURSOS OU CONTESTS

Geralmente esse tipo de atividade é organizada por entidades qualificadas ou associações, no Brasil por exemplo a LABRE DE SP realizada o QRS-10 de CW, para Radioamadores iniciantes em telegrafia, tendo um aspecto diferenciado, pois é um Contest de incentivo, porém radioamadores experientes podem também participar. Cada atividade tem um calendário pré-determinado com durações variáveis de concurso para concurso, alguns podem durar de duas a três horas e outros podem ter duração até quarenta e oito horas. Todos os organizadores pedem e incentivam os Radioamadores participante a sempre enviarem seus logs dentro do prazo, mesmo sendo poucos contatos pois assim podem ajudar seu colega a conquistar um ponto a mais, porque se alguém não envia seu log na hora do cruzamento dos dados o colega que enviou log não pontuará em função do colega que não enviou. 

QUEM PODE PARTICIPAR DOS CONCURSOS OU CONTESTS

Os Radioamadores que irão participar dos Concursos ou Contests devem estar licenciados, no entanto não há a necessidade de fazerem qualquer tipo de inscrição prévia, estes podem obter as informações necessárias no regulamento fornecidos pelos organizadores que geralmente estão a disposição no site, ou até mesmo nos folhetos enviados via correio. Muitos competidores levam a sério, e participam do período integral, outros querem apenas atuar algumas horas, mesmo assim podem conquistar alguns pontos, e ao enviar seu log dará pontos muitas vezes decisivos para os participantes que realmente estão querendo buscar títulos e até mesmo obter recordes na competição.

CODIFICAÇÃO DA COMUNICAÇÃO

O Radioamadorismo possui diversas formas de se comunicar através das ondas de rádio, o operador de rádio deve saber quais os modos de comunicação, desta forma ele poderá receber palavras via fonia, ou codificado por modo digital ou CW (Telefrafia). Os Concursos e Contests podem ser realizados em qualquer dessas modalidades. Procure sempre ler o regulamento antes de entrar em uma competição.

SOFTWARES RELACIONADOS 

DX ATLAS - Programa de posicionamento via GRID , por esse software você pode verificar o posicionamento das cidades com seus respectivos indicativos de radioamadores no mundo inteiro.

N1MM - Programa para logs em contests e DX,  pode ser atualizado constantemente pela internet. Este programa é útil na geração do arquivo cabrillo para envio do log gerado no contest.

REGULAMENTOS DOS CONCURSOS OU CONTESTS

Os Regulamentos podem ser obtidos através dos sites dos organizadores, é importante ficar sempre atentos pois ocorrem mudanças e essas são atualizadas nos sites. Existem muitos tipos de contests Nacionais e Internacionais. Segue abaixo algumas informações contidas de maneira geral no regulamentos de Concursos ou Contests:

PERÍODO: Informa a data o modo a hora o dia. O modo por exemplo se é CW ou SSB, a data de realização do evento,  a hora e dada em UTC, o dia em que o evento será realizado.

CATEGORIA: A a categoria é referente ao operador, banda e potência que será utilizada pela estação. O operador pode ser Único, ou Multi-operador, a banda única ou todas as bandas, e a potência poderá ser baixa, alta, QRP. Poderá ter também a categoria de Clubes, LABRES e Associações e YL. Estes são apenas alguns exemplos cada regulamento, poderá acrescentar outras categorias ou limitar algumas citadas.

EXCHANGE: Quando determinada estação faz um contato no concurso, serão trocadas algumas informações, como exemplo vou citar o CVA que no caso de YL o exchange  é RST + YL (599  YL ou 59 YL). Porém outros concursos utilizam o exchange de forma diferente existem muitas variações, por isso é necessário realmente interar-se dos regulamentos de cada contest.

PONTUAÇÃO: Os pontos também são característicos de cada Concurso, cada contato realizado vale um número específico de pontos, por exemplo contatos, na mesma cidade, contatos em estados diferentes, países diferentes, e continentes diferentes, cada contato é tratado pela regra do concurso.

MULTIPLICADORES: Cada concurso utiliza multiplicadores, como exemplo também no CVA, que utiliza o Multiplicador 1 por diferente UF Brasileira contatada por Banda.

LOGS E RESULTADOS: Informa o formato do log e para onde enviar, o software utilizado para gerar o log e a data em que os resultados serão divulgados pela organização do Concurso ou Contest.

OBS: Existem muitas variações dos itens citados acima, para cada concurso. 

LINKS DE SITES DE CONTESTS: 

1-CONCURSO VERDE AMARELO (CW E SSB)

2-CONCURSO MANCHESTER MINEIRA CWJF (CW)

3-CONCURSO CQ WPX (CW E SSB)

4-CONCURSO CQWW (CW, SSB E RTTY)

5-CONCURSO EUROPEAN CONTEST - WAE ( CW,SSB E RTTY)

6-CONCURSOS DA ARRL (CW,SSB E RTTY em HF, VHF e UHF)

ÉTICA NOS CONCURSOS E CONTESTS

Todos os participantes dos concursos são licenciados como Radioamador, e para tal estudou sobre a ética, operação e legislação, assim sendo acreditamos que são pessoas de confiança que além de desenvolverem uma atividade científica preza pelo bem das pessoas, assim sendo muitos participam e contribuem com a Defesa civil, e prestam serviços de utilidade pública. Levando tudo isso em conta geralmente os organizadores dos contests descrevem no regulamento uma parte de DECLARAÇÃO, em que o radioamador concorda que leu e entendeu as regras do concurso e aceitam seguir e cumprir as mesmas, inclusive os regulamentos do radioamadorismo do seu país. 

 

 

Voltar

GRAT
Copyright © 2009 [Grupo de Radioamadores]. All rights reserved.
Revised: outubro 01, 2013

 

www.000webhost.com