Átomo- O Átomo é a menor partícula que ainda caracteriza um elemento químico. No centro do átomo está situado o núcleo que é formado por todos os prótons e nêutrons do átomo. E os elétrons giram em torno do núcleo. No estado normal o átomo tem o mesmo número de prótons e elétrons.

Fonte: efisica.if.usp.br

 

Molécula- A molécula é um grupo de átomos, que podem ser iguais ou diferentes, que se mantêm unidos e não podem ser separados sem afetar ou destruir as propriedades das substâncias. As substâncias (Matéria) são formadas por moléculas.

Fonte: centralquimica.blogspot.com

 

Matéria- A matéria é considerada como tudo que ocupa lugar no espaço, a matéria pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido, gasoso.

 

Carga dos Átomos-A eletricidade tem uma importante lei que diz que cargas de sinais iguais se repelem, e as cargas de sinais diferentes se atraem. Assim os prótons e elétrons de um átomo possui carga de sinais diferentes, por isso eles se atraem. Por isso uma das forças que mantêm o átomo unido é a atração que existe entre os prótons do núcleo e os elétrons que em suas órbitas giram em torno desse núcleo.

 

Elétrons livres e elétrons fixos - Quanto maior a distância entre o núcleo e um elétron de um átomo, menor é a força com que eles se atraem. Por isso os elétrons da órbita exterior  podem se separar mais facilmente de sua órbita, do que os elétrons que estão mais próximos do núcleo. Em algumas substâncias os elétrons das órbitas mais afastadas do núcleo tem mais facilidade de serem separados, migrando de um átomo para outro. Estes elétrons "soltos" dentro da matéria são chamados de elétrons livres.

 

Condutores e Isoladores - As substâncias que têm grande quantidade de elétrons livres chamam-se condutores, e as substâncias que têm poucos elétrons livres são denominadas isolantes ou más condutoras.

Exemplo de condutores e isoladores:

Condutores: Prata, Cobre, Alumínio, Latão, Zinco, Ferro

Isoladores: Ar Seco, Cristal, Mica, Borracha, Amianto, Baquelite

Íon Negativo - É o nome que se dá ao átomo que ganhou um ou mais elétrons

Íon Positivo - É o nome que se dá ao átomo que perdeu um ou mais elétrons

Então ionização, é o processo pelo qual o átomo ganha ou perde elétrons.

 

Fonte: blog.educacional.com.br

 

Eletricidade Estática- Podemos citar uma experiência em que dois objetos de matérias diferentes são esfregados, um contra o outro, o atrito faz com que elétrons livres escapem de um deles, alguns abandonam um dos objetos e se incorporam ao outro. Ao separarmos estes dois objetos, observamos que um ficará com carga positiva por ter perdido elétrons, e o outro ficará com carga negativa por ter ganho elétrons. Os objetos ficarão com cargas iguais porém opostas, ou seja, o número de elétrons ganho por um é igual ao número de elétrons perdido pelo outro objeto.

A carga que cada objeto adquiriu é denominada eletricidade estática.

Portanto: " As cargas de sinais iguais se repelem e as cargas de sinais diferentes se atraem"

 

Corrente Elétrica - É o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica, como exemplo o fluxo de elétrons através de um condutor geralmente metálico. Ampère é a unidade que mede a intensidade da corrente elétrica.

Fonte: forum-digital.net

 

Força Eletromotriz - É a força que é capaz de estabelecer corrente elétrica. Como exemplo a pilha gera a pressão necessária para que a corrente se estabeleça.

Fonte: fisicaartebrasil.blogspot.com

 

Resistência - É a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica, quando existe uma diferença de potencial aplicada. O cálculo referente é dado pela lei de Ohm. As substâncias que necessitam de grande quantidade de energia para movimentar os elétrons de seus átomos, chamam-se isoladores.

Fonte:efisica.if.usp.br

 

Voltar

GRAT
Copyright © 2009 [Grupo de Radioamadores]. All rights reserved.
Revised: outubro 24, 2010