GRUPO DE RADIOAMADORES DE TUPÃ SP

ESTAÇÃO DE RÁDIO 

Rádio

Existem muitos equipamentos no Mercado por isso é importante escolher um Rádio para o uso que você irá fazer, dependendo do interesse. Levar em conta o Tipo de Licença que você possui , Potência e a Frequência permitida. Para isso você deve estar sempre informado sobre a Legislação.

Transmissão dos sinais de Rádio

As ondas eletromagnéticas constituem a energia de rádio, são produzidas por circuitos osciladores e produzem uma onda contínua, chamada de portadora, que transporta a onda de áudio (voz, música, imagens, dados, etc) chamada de moduladora.

Antena

A antena é um dispositivo de fundamental importância em qualquer comunicação através de radiofrequências. As antenas são confeccionadas com diversas formas e tamanho levando em consideração a frequência em que se vai trabalhar. As antenas recebem os sinais ou seja, a onda portadora que traz a onda moduladora seja ela de som , imagem , ou dados, elas recebem o campo eletromagnético proveniente da antena transmissora e o transforma em onda elétrica com frequência igual à da emissora.

 

Fonte de Alimentação

Para que sejam produzidas as ondas eletromagnéticas, ou seja, a energia irradiante, é necessário existir a transformação de um outro tipo de energia, que vem de algum outro equipamento. Por isso existe a fonte de alimentação que tem a finalidade de fornecer a energia necessária para a produção das ondas eletromagnéticas que devem ser emitidas. 

Cabo Coaxial

Para que uma onda eletromagnética exista é necessários que os campos elétricos e magnético possam se separar dos circuitos que os produziram, e que estes campos, elétrico e magnético estejam presentes ao mesmo tempo no mesmo ponto. Utiliza-se a linha de transmissão  que é um par de condutores especialmente projetado para transmitir sem grandes perdas determinadas ondas eletromagnéticas. A linha coaxial é constituída por dois condutores concêntricos separados por um isolador.

 

ROE (Medida da Relação de Ondas Estacionárias)

ROE é a relação entre potência refletida pela antena em direção ao transmissor e a potência entregue por esse transmissor à antena.

A impedância da linha de transmissão e da carga devem ser iguais, se forem diferentes, parte dessa energia ao incidir na carga, refletirá em direção ao gerador (Ondas Refletidas) enquanto a outra parte será absorvida pela carga (Ondas diretas). Tanto as diretas como as refletidas se somarão, de acordo com suas fases e amplitudes formando outras ondas denominadas Ondas Estacionárias. São estacionárias por se apresentarem fixas numa determinada posição. Porém apresentam variações nas suas amplitudes. A presença de ondas estacionárias numa linha de transmissão indica a existência de ondas refletidas nessa linha.

Conector

Esses conectores normalmente são usados nas extremidades da linha coaxial, uma ponta vai conectada a antena e a outra ao rádio transceptor.

ALGUNS EQUIPAMENTOS PARA A ARTE DA RADIOESCUTA

 

 

Voltar

GRAT
Copyright © 2009 [Grupo de Radioamadores]. All rights reserved.
Revised: setembro 07, 2013

www.000webhost.com