O GRAT DIVULGANDO O CW 

 

Antes de começar ler o texto abaixo você poderá querer ter uma pequena idéia de como o código morse em forma de música pode ser agradável.

 

Se não sabes CW, não há problema existem muitas formas para aprendê-lo, ou aperfeiçoá-lo porem ouvindo uma música poderá ajudá-lo e muito.

Aqui tens a proposta da RSGB Britânica

 

 

MANIPULADORES

Para que o som do código morse seja emitido é necessário um equipamento chamado manipulador, o manipulador na verdade é uma chave que fecha e abre um circuito de um oscilador que pode ser montado separadamente, ou estar contido no próprio rádio transmissor. O Manipulador pode ser um simples conhecido como pica-pau ou iâmbico que é projetado para atuar em um oscilador especial por repetição. Clique para ver um exemplo de um manipulador iâmbico projetado pelo radioamador Denzil -PY2TP DO GRAT DE TUPÃ SP. MANIPULADOR IÂMBICO


 

Através de um sinal enviado intermitentemente o código morse tem a função de representar letras, números e sinais de pontuação. Foi desenvolvido pelo criador do Telégrafo elétrico Samuel Morse em 1835. É um importante meio de comunicação a distância.

As mensagens em código morse podem ser transmitidas de várias maneiras empregando sinais longos e curtos. Atualmente é empregado em algumas finalidades específicas como rádio faróis, CW e Rádio Frequência em radioamadorismo.

 

ABAIXO UM MANIPULADOR IÂMBICO

 

Muitos consideram que o CW não são pontos e traços e sim uma músicas onde as notas musicais são sons longos e curtos com mesma entonação, no entanto com divisões diferentes. Para o aprendizado temos que saber ouvir muito pois transmitir é muito mais fácil. Dois passos importantes no aprendizado são paciência e ouvir muito.

 

LETRAS

 

A .- B -...
C -.-. D -..
E . F ..-.
G --. H ....
I .. J .---
K -.- L .-..
M -- N -.
O --- P .--.
Q --.- R .-.
S ... T -
U ..- V ...-
W .-- X -..-
Y -.-- Z --..

 

NÚMEROS

 

0 - Zero -----
1 - Um ·----
2 - Dois ··---
3 - Três ···--
4 - Quatro ····-
5 - Cinco ·····
6 - Seis -····
7 - Sete --···
8 - Oito ---··
9 - Nove ----·

 

PONTUAÇÃO

 

. - Ponto ·-·-·-
, - Vírgula --··--
? - Interrogação ··--··
' - Apóstrofo ·----·
! - Exclamação -·-·--
/ - Barra -··-·
( - Parênteses Aberto -·--·
) - Parênteses Fechado -·--·-
& - E Comercial · ···
: - Dois Pontos ---···
; - Ponto e Vírgula -·-·-·
= - Igual -···-
+ - Adição ·-·-·
- - Hífen / Subtração -····-
_ - Linha Baixa ··--·-
" - Aspas ·-··-·
$ - Cifrão ···-··-
@ - Arroba ·--·-·

 

SINAIS ESPECIAIS

 

Sinal de Início -·-·-
Iniciar Transmissão Geral -·-
Iniciar Transmissão Específica -·--·
S O S ···---···
Entendido ···-·
Entendido / Recebido / Copiado ·-·
Separador dentro da mensagem -···-
Mudar para Wabun Code -··---
Esperar 10 Segundos ·-···
Pausa -···-·-
Fim da mensagem ·-·-·
Fim do contato ···-·-
Saindo do ar -·-··-··
Erro ·······
Erro · · ·

 

LETRAS ESPECIAIS

 

ç -·-··
ch ----
à ·--·-
é ··-··

 

Muitos dizem que o CW está cada vez mais ultrapassado, mas dia após dia vemos muitos adeptos desta fantástica modalidade. As pessoas ainda pensam que o CW é muito difícil de aprender, no entanto é muito fácil, pois hoje em dia temos vários programas de computadores disponíveis na internet para ajudar neste aprendizado. Encontramos também muitos radioamadores voluntários sempre dispostos a ensinar os iniciantes. Minha opinião depois de um período fazendo DX em CW, é que realmente para que possamos aprender corretamente o código Morse precisamos iniciar com um método correto, e em companhia de alguém que já seja um bom Cedablista, desta forma começaremos ouvindo os sons sem nos preocupar com a simbologia. Após ter a firmeza da audição, então partir para a digitação. 

 

Samuel Morse (1791-1872) foi o inventor do código com o seu nome

 

GRAT
Copyright © 2009 [Grupo de Radioamadores]. All rights reserved.
Revised: janeiro 17, 2013

 

Voltar