GRUPO DE RADIOAMADORES DE TUPÃ SP

LOTW  - INICIALIZANDO

POR PY2VJ-REINALDO

PARTE 1

Acessar o Site

1-Acessar o Site do login

 

 2-Clicar em Get started Today!

3-Clicar em +Step 1- Download and install the software

4-Antes de prosseguir criar uma pasta LoTW na sua unidade (C:) para salvar o arquivo que você fará o download - C:\LoTW

 

5-Clicar em Download TQSL for Microsoft Windows se seu PC for Windows e salvar na pasta que você criou no passo anterior

6-Entrar na pasta que você fez o download e executar o seguinte arquivo e clicar no botão executar na tela que abrirá

7-Clicar em next

8-Clicar em install

9-Clicar em next

10-Clicar next

11-Aguardar

12-Clicar em Finish

13-Após finalizar vai na sua tela inicial e procure os seguintes ícones e clique em TQSLCert

14-Perguntará se você quer solicitar um certificado agora, você clica em sim

15-Clicar em next

16-Preencher seu indicativo, a entidade DXCC, a data de início dos QSOS referente ao seu indicativo (data da licença ou data do seu primeiro QSO), e se o indicativo ainda estiver vigente, não preencha a data final. Após preencher tudo clicar em next

17-Preencher os dados solicitados e clicar em next

18-Preencher o e-mail e clicar em next

19-Preencher com a senha que você deseja e clicar em next (Não perder esta senha)

20-Deixar assinalado Unsigned e clicar em finish

21-Selecionar a  pasta desejada no caso C:\LoTW , verificar  se o nome do arquivo e o tipo do arquivo estão corretos conforme figura abaixo, e clicar em salvar

22-Clicar em OK

Agora abra um e-mail em branco sem assunto e anexe o arquivo que você armazenou na unidade C:\LoTW\*.tq5 envie para lotw-logs@arrl.org

LOTW  - ENVIANDO DOCUMENTAÇÃO

PARTE 2

Nesta parte você já enviou o arquivo TQ5, e deverá enviar uma cópia do seu CNH, COER, E LICENÇA DA ESTAÇÃO para:

(Enviar via correio, não poderá ser via internet)

ARRL LoTW Administrator
225 Main St.
Newington, CT 06111

USA

Após eles receberem seus documentos, e mais o arquivo (*.TQ5) que você enviou anteriormente , eles enviarão no seu e-mail um arquivo com extensão  (*.TQ6). Em posse do arquivo recebido no seu e-mail (demora alguns dias para chegar)  seguir para a parte 3 abaixo.

LOTW  - GERANDO CERTIFICADO E BACK-UP

PARTE 3

Ao receber o arquivo (*.TQ6), em seu e-mail, armazene o mesmo na pasta C:\LoTW que você criou anteriormente

Execute o programa TQSLCert na sua tela inicial do computador (Desktop)

23-Clique em File e Load Certificate File

24-Clique em File e TQSL(.tq6) conforme figura abaixo

25-Clique em sim

26-O seu programa tQSL Certificates ficará como a tela abaixo, com o seu indicativo e o seu país , está pronto

27-Clique em Certificate Save, para fazer um Back-up do seu certificado pois o certificado que você gerou no passo 24 e 25 tem a seguinte extensão .p12. Pois no caso de formatar o PC você pode utilizar o arquivo Back-up do seu certificado sem precisar repetir o processo inteiro novamente. 

O BACK-UP É MUITO IMPORTANTE NÃO SE ESQUEÇA

LOTW-PREENCHER OS DADOS E ENVIAR SEU LOG

PARTE 4

Agora clique em TQSL

28-Clicar em Station e em Add Location e preencher com seus dados corretos

29- Preencher o Indicativo o DXCC o Grid , ITU Zone, e CQ Zone 

30-Preencher o nome da estação como Exemplo Home 

31-Os dados preenchidos podem ser alterados clicar em Station e em Edit locations

Ao participar de um concurso ou fazer seu log de DX salve no formado ADIF ou CABRILLO

LOTW-ENVIAR PARA O LOTW O LOG ADIF OU CABRILLO

PARTE 5

32-Agora você poderá enviar seus logs para o LoTW da seguinte maneira: ainda no arquivo TQSL dois cliques, e navegar em , File , Sign existing ADIF or Cabrillo file... como abaixo

 

33-Nesta clicar no nome de sua estação e dar OK que se apresenta da forma abaixo primeiro vem seu indicativo após o nome que você deu para sua estação no caso abaixo Home

34-Nesta tela aprece seus dados clicar em sim

35-Preencher a data inicial e final do seu log no formato pedido (YYYY-MM-DD)

 

36-Pedirá sua password que você já escolheu no passo 19 acima, digite a password

37-Aparece um relatório do que foi feito, e pronto neste momento foi gerado um arquivo com a extensão (*.TQ8), este arquivo você pode entrar no Site do LoTW como explicado no passo 1, e com a senha que foi enviada no seu e-mail no momento que você recebeu seu certificado, entrar no site mostrado no passo 1 e fazer o login na tela mostrada no passo 2, em seguida fazer o UP-LOAD do seu log, no site LoTW que é bem explicativo 

LOTW - VALIDADE DO CERTIFICADO E RENOVAÇÃO

PARTE 6

Para saber a validade do seu certificado você deve clicar no programa TQSLCert selecionar o seu indicativo, e clicar com o botão direito, e em propriedades, aparece um relatório que mostra quando iniciou e quando expira seu certificado. Geralmente vale por uns três anos.

Para renovar abrir o programa TQSLCert selecionar o seu indicativo, e vá em Certificate - Renew Certificate e seguir os passos que são bem explicativos, será gerado um novo arquivo (*.TQ5), esse arquivo deverá ser enviado para o site do LoTW, e em seguida você receberá um novo certificado, que deverá ser carregado novamente conforme já explicado anteriormente. 

 

LOTW-COMO RENOVAR O CERTIFICADO 
1- Após a recepção de um e-mail explicando como renovar seu Callsign Certifificate seguir os passos do link que vem juntamente com o e-mail.

Exemplo do e-mail recebido:

O email diz que o seu certificado vencerá na data informada acima, e que pra que você continue enviando seus logs para o site do Lotw deverá renovar o certificado, informa também que para renovar o certificado antes do mesmo vencer é muito fácil e rápido, porém se  vencer será necessário o pedido de um novo.

2-Clicar no link informado no e-mail "https://lotw.arrl.org/lotw-help/renewing/" nos mostrará a seguinte página com o passo a passo da renovação.

A tela acima é explicativa,e nos informa que os certificados vencem em 3 anos, e que podem ser renovados facilmente  antes de expirar, porém após vencimento o único recurso é solicitar a substituição do Certificado atual.

As instruções para renovação do Certificado presume que o arquivo referente ao certificado foi salvo no momento em que você instalou o programa na pasta C:\MyLoTWCertificates e caso tenha salvo em uma pasta diferente ajustar as instruções de acordo.

Estas instruções são referente a renovação antes de expirar, e o nome do arquivo de certificado a ser renovado tem o seguinte formato : SeuIndicativo.tq6. Exemplo: PY2VJ.TQ6.

Todavia se o seu certificado já expirou você deve requisitar a substituição do mesmo.

Agora vamos seguir os passos para renovar o Certificado

3-Deletar o Callsign Certificate Request que estará na pasta C:\MyLoTWCertificates caso tenha instalado em outra pasta procurar na correspondente e localizar o arquivo que sempre estará no no seguinte formato: PY2VJ.TQ5, note que o arquivo possui o indicativo seguido da extensão tq5. 

4-Iniciar TQSLCert e selecionar na lista seu Callsign Certificates que deverá ser renovado caso tenha apenas um selecioná-lo.

  

 5-Localizar no menu Certificate o item Renew Certificate ao clicar no mesmo aparece a tela abaixo clicar em next.

 

6-Preencher seu indicativo, a entidade DXCC em nosso caso BRASIL, a data de início dos QSOS referente ao seu indicativo (data da licença ou data do seu primeiro QSO), e se o indicativo ainda estiver vigente, não preencha a data final. Após preencher tudo clicar em next

 

 

7-A janela para requisitar o novo certificado para seu indicativo Request a new Callsign Certificate mostrará seu nome e endereço, conferir e alterar se necessário e prosseguir com next.

8-A próxima janela solicitará a verificação do seu e-mail, conferir se ok e prosseguir com next

9-A próxima janela solicitará uma senha, caso já tenha uma senha atribuída no momento da instalação utilizar, se não possui e não deseja uma senha apenas finalizar (finish).

10-Em algumas versões aparecerá uma janela perguntando se você quer fazer o upload clicar em yes, outras não pedirão essa opção. Obs: após clicar em yes se você tiver uma senha aparecerá uma janela pedindo a sua senha preencher a mesma e clicar em OK. 

11-A janela do TQSL Certificate aparecerá o seu indicativo na Lista com o seguinte símbolo na frente feche seu aplicativo nesse momento.

Isso significa que sua renovação está pendente, se sua versão já fez o envio do e-mail automaticamente como explicado acima, aguarde 1 dia que virá em seu e-mail um arquivo anexo com a extensão .tq6. Caso sua versão não enviou automaticamente você deverá entrar na pasta C:\MyLoTWCertificates ou na pasta que você utiliza copiar o arquivo gerado no processo com a extensão .tq5 e enviar para o seguinte e-mail:

lotw-admin@arrl.org em seguida virá uma resposta automática dizendo que sua renovação foi processado com sucesso, se assim for você deverá esperar até 1 dia para receber o arquivo com extensão .tq6.

Mensagem automática recebida:

 

Processing file 'PY2VJ.tq5'

2015-08-18 18:25:04 Started processing your Renewal Certificate Request.
2015-08-18 18:25:04         For call sign: PY2VJ
2015-08-18 18:25:04       For DXCC Entity: BRAZIL (108)
2015-08-18 18:25:04   For QSOs not before: 2010-12-09 00:00:00
2015-08-18 18:25:04    For QSOs not after: <none>
2015-08-18 18:25:04 Your renewal certificate request is accepted and awaiting further processing.
2015-08-18 18:25:04 You will receive the certificate after it has been created.
2015-08-18 18:25:04   Your certificate request processing is completed.

 

Após receber o arquivo com extensão TQ6 em seu e-mail copiar o mesmo dentro de sua pasta do LoTW na unidade C:\MyLoTWCetificates ou em outra pasta de acordo com sua instalação em seu PC .

A mensagem junto com arquivo extensão TQ6 é instrutiva como segue:

IMPORTANT NOTE: This certificate requires
TrustedQSL Version 1.13 or later. Attempting to install
it using an earlier version of the TrustedQSL software
will result in errors. The latest TrustedQSL software can
be obtained at:
http://www.arrl.org/instructions
=======================================================
Here is your LoTW certificate for PY2VJ
You may be able to install this certificate by double-
clicking on the attachment icon. If that isn't possible or
doesn't work, save the attached file to disk and then
use the TQSLCert program's "Load Certificate File" menu
command to install this certificate into your system.

NOTE: If the attachment failed to arrive with this message,
you can just log on to the Web site noted below using the
provided username and password and download the certificate
file directly.

Informa que este certificado requer versões mais recentes que 1.13 nas versões mais antigas apresenta erros. Salve o arquivo recebido em anexo com extensão tq6 em sua pasta do LoTW com dois clicks no arquivo o mesmo executará e instalará seu certificado. Se tudo der certo seu indicativo ficará como a seguir:

Caso apresente o ícone abaixo na frente do indicativo:

 Abrir o TQSL Cert e escolher a opção Load Certificate File e instalar seu certificado no seu sistema. Como segue:

Clicar em sim e pronto seu indicativo deverá ficar como abaixo:

 

Renovado OK.

 

Fonte de pesquisa:

http://www.arrl.org/logbook-of-the-world

https://p1k.arrl.org/lotwuser/default

Voltar

GRAT
Copyright © 2009 [Grupo de Radioamadores]. All rights reserved.
Revised: agosto 27, 2015