PROPAGAÇÃO NAS DIFERENTES BANDAS

POR PY2VJ-REINALDO

Existe uma variação da propagação com relação a cada frequência e também dependendo da ionização, e da altura das camadas, das horas do dia e das horas da noite. Essas condições darão uma idéia de como está cada banda, sem que isso represente uma resposta real em todos os casos.

 

BANDA DE 160 METROS: Durante o dia esta banda é utilizada para comunicação em distâncias curtas, porém durante a noite é possível realizar contatos entre 1500 e 2000Km, em caso de mínima atividade solar alcança grandes distâncias. É uma banda com alto nível de ruído por isso dificulta os comunicados. Os grandes resultados nessa banda se obtém desde o por do sol até 30 minutos depois, e de manhã desde 30 Minutos antes e até nascer o sol.

BANDA DE 80 METROS: É uma banda em que o maior rendimento se dá durante a noite, no entanto durante o dia a reflexão na camada E permite comunicados até uma distância de 800 a 1000Km, durante períodos com máxima atividade solar observa-se um elevado nível de ruído e seus máximos rendimentos são alcançados uma hora antes da saída do sol e uma hora depois do por do sol.

BANDA DE 40 METROS: Durante o dia a reflexão da camada E permite comunicados numa distância até 2000Km. E durante a noite o alcance é muito grande, possui um elevado nível de ruído durante a máxima atividade solar. Seu máximo rendimento está situado uma hora antes e uma depois do por do sol.

BANDA DE 20 METROS: Essa banda fica geralmente aberta durante as 24 horas essa banda permite comunicações em longas distâncias. Durante os períodos de máxima atividade solar a grande ionização das camadas D e E produz grandes atenuações, e durante o verão permite comunicados a curta distância, no entanto o normal é que sua zona de silêncio seja de 0 a 500 Km. O melhor rendimento desta banda é de 19 Horas até as 09 horas do dia seguinte por ter menos ionização as camadas D e E desta forma os sinais refletem na camada F elevando a distância de comunicação.

BANDA DE 15 METROS: É uma banda diurna e somente durante a máxima atividade solar permanece aberta nas primeiras horas da noite, nos períodos de mínima atividade solar pode permanecer fechada todo dia e até mesmo vários dias, a sua distância de salto é 1000 Km com mínimo.

BANDA DE 10 METROS: É uma banda exclusivamente diurna, e também muito afetada pelas ciclos solares, isto quer dizer que nas máximas atividades solares é possível comunicação a longas distâncias com muita facilidade. Nas mínimas atividades solares esta banda permanece fechadas até durante semanas. E em condições normais de reflexão seu salto é muito grande, tanto que podemos escutar estações localizadas a 4000 Km e não podemos escutar estações mais próximas, é uma banda que quase alcança a máxima frequência de reflexão por isso exige o uso de antenas de baixo ângulo de radiação para alcançar o máximo de rendimento.

BANDA DE 6 METROS: Nesta banda encontra-se todos os tipos de propagação,  como HF  e também VHF, durantes os ciclos de máxima atividade solar, conseguem realizar comunicados de alcance mundial e é muito comum o alcance transequatorial por reflexão na camada F. Entretanto é uma banda que permite a comunicação por reflexão meteorítica com duração muito longa.

BANDA DE 2 METROS: É uma banda de propagação Troposférica porque seus sinais não refletem nas camadas ionosféricas com exceto em caso de auroras ou alterações elevadas do campo magnético frequêntes no verão que permitem enlaces até 3000 Km. Entretanto permite comunicados por reflexão meteorítica até 2000 Km, mas somente por 20 ou 30 segundos. É uma banda em que seus melhores resultados se alcança durante o verão.

BANDA DE 0,70 METROS: Essa banda em condições normais tem alcance ligeiramente inferior a banda de 2 metros e sua frequência por ser mais elevada não aparecem ruídos, portanto seus sinais limpos. Com propagação troposférica um pouco melhor que na banda de 2 metros.

 

www.000webhost.com