Problema de Impedância

 

Em um QSO com o colega Jair (PU2RKJ) fui questionado sobre um problema em sua antena móvel Dual Band  que neste caso por motivo de ética omitirei o nome do fabricante. A solicitação do Jair foi para que eu ajustasse a antena, pois o mesmo  já havia levado este equipamento em um profissional e recebeu a notícia que o defeito seria irreparável.Então pedi ao colega Jair que a levasse em minha oficina para eu poder testá-la e verificar com certeza o real problema.

Trata-se de uma antena Dual Band Original do Fabricante e até o momento nunca havia sido aberta para reparo.

Ao testar a Relação de Ondas Estacionárias a surpresa foi que não havia forma de abaixar o ROE, que apresentava-se na proporção de 1:1,6. Diante da detecção de tal problema a curiosidade falou mais alto e com autorização do proprietário da mesma senti-me a vontade para abri-la, pois sou Radioamador e Técnico e tenho algum conhecimento na área e sabia que pior não poderia ficar com certeza.

Ao abrir a antena notei que a interligação da bobina apresentava-se de forma incorreta, acarretando problemas no ajuste e consequentemente  em seu funcionamento.Utilizei um ferro de solda e  fiz o devido reparo na ligação da bobina, e para minha surpresa o ROE foi projetado para 1:1,2. Liguei para o  fabricante para trocar algumas informações e fui muito bem atendido, e chegamos a conclusão que foi um erro na fabricação. Desta forma o setor técnico do fabricante solicitou o recolhimento da bobina para estudos e correção junto a linha de montagem. E a notícia boa é que será enviada uma outra Antena na mais perfeita condições de uso. Assim com certeza mesmo que o defeito pareça sem solução devemos pesquisar ao máximo que talvez haja "Uma luz no fim do Túnel".

 

 
PY2 HZ  Denzil Tupã
 
 

 

Voltar

 

GRAT
Copyright © 2009 [Grupo de Radioamadores]. All rights reserved.
Revised: setembro 10, 2010

 

www.000webhost.com