RADIOAMADORISMO

POR PY2VJ-REINALDO

O Radioamadorismo é considerado uma grande Rede de Comunicação Mundial, e os Radioamadores são as pessoas que utilizam várias faixas de radioemissão autorizadas para esse serviço. O órgão responsável pela regulamentação do serviço de Radioamadorismo no Brasil é a Anatel ( Agência Nacional de Telecomunicações).

 

Radioamadores de Diversos Lugares do Planeta nas mais diversas funções que são e foram Radioamadores

 

PRINCÍPIOS ÉTICOS

 

O Radioamadorismo deve ser construtivo e com muita harmonia, e princípios éticos são a base para um bom Radioamadorismo, onde temos um processo contínuo de aprendizado. A transmissão que é feita via rádio é ouvida por muitos radio-escutas, inclusive monitores e rastreadores de Banda. Por isso o conceito de quem escuta dependerá o que os Radioamadores falam nas faixas. O bom Radioamador deve evitar críticas pela faixa, e não comentar assuntos que desconhece.

 

COMO SER UM RADIOAMADOR

 

Brasileiros com idade superior a 10 (dez) anos podem tornar-se um radioamador tendo como responsáveis os pais ou tutores. Para ingresso na Classe C é exigido conhecimento da Legislação, Técnica e Ética Operacional. Para ingresso ou promoção nas classes B e A, são exigidos conhecimentos de radioeletricidade e na transmissão e recepção auditiva de sinais Código Morse.

 

 

Os códigos existem para facilitar a comunicação, e deverá ser utilizado quando necessário

 

CERTIFICADO DE OPERADOR DE ESTAÇÃO DE RADIOAMADOR

 

O Certificado de Operador de Estação de Radioamador (COER) é o documento expedido à pessoa natural que, tenha comprovado ser possuidora de capacidade operacional e técnica para operar estação de radioamador.

 

LICENÇA DE FUNCIONAMENTO DE ESTAÇÃO DE RADIOAMADOR

 

Uma estação de radioamadorismo deve possuir uma licença de funcionamento de , que é o documento que libera o uso e instalação da estação transceptora ao portador do COER ( Certificado de Operador de Estação de Radioamador), este  pode ser pessoa física ou ainda entidades de ensino, associações de radioamadores, etc.

A classe a que pertence e a unidade federativa em que o Radioamador reside, determina o indicativo de chamada.

Os tipos de estação são: fixa , móvel,  repetidora sem e com conexão com a rede telefônica pública.

 

CLANDESTINOS E  RADIOAMADORES QUE DESRESPEITAM A LEGISLAÇÃO

 

A legislação penaliza os Radioamadores que cometem infrações, com multas, suspensões, e cassações, da Licença, cada infração tem uma pena imposta de acordo com a infração cometida.O não cumprimento da legislação é fiscalizado pela Anatel, por isso os Radioamadores devem estar atentos para não terem problemas com a fiscalização. O Radioamador deve incentivar e apoiar as pessoas que querem ingressar no radioamadorismo, com ajuda e incentivo, no entanto não devem incentivar os clandestinos pois assim estarão em não conformidade com a legislação. O Clandestino não é somente aquele que não possui o COER  e Licença, mas também o Radioamador habilitado que utiliza faixas fora do range de frequências permitidas conforme os anexos.

 

RESOLUÇÃO 303 DA ANATEL

 

A legislação possui o anexo à resolução 303 de 2 Julho de 2002 que regulamenta a utilização da antena nas estação transmissoras. Clique para saber mais...

 

Voltar

GRAT
Copyright © 2009 [Grupo de Radioamadores]. All rights reserved.
Revised: outubro 01, 2013

 

www.000webhost.com